A seguir uma série de cuidados necessários para manter uma piscina com água limpa, cristalina e saudável. Desconsiderar tais cuidados pode por a saúde de quem utilizar a piscina em risco, por isto siga as dicas á risca.
Lista de cuidados com a manutenção de uma piscina:
• Todo dia: Filtragem: De 4 a 8 horas, de acordo com instruções do fabricante do filtro e após os tratamentos, quando for o caso.
• Uma vez por semana: Usar a opção “filtrar” quando houver pouca sujeira; para limpeza mais potente, selecione “drenar”. Não usar o cabo diretamente, sem algum acessório na ponta, para evitar danos no revestimento do fundo da piscina.
• Uma vez por semana: Usar escovas de cerdas macias ou a parte macia de esponjas de cozinha para limpar as bordas da piscina. Não usar palha de aço ou esponjas ásperas. Usar produtos de limpeza que específicos para piscina (”limpa-bordas”), pois outros contaminam a água. Nunca varrer a sujeira do chão próximo da piscina para dentro da água.
* Uma vez por semana: Usar algicidas para eliminar algas. Não usar no mesmo dia que aplicar cloro.
• Uma vez por semana: Medir a alcalinidade da água com fita de teste ou kit colorimétrico. Ela deve ficar entre 80 e 120 ppm. Para corrigir, usar “elevador de alcalinidade” e “redutor de pH”.
• A cada dois dias: Aplique cloro – prefira fazer isto á noite para evitar a evaporação – . Nas piscinas de vinil ou fibra dilua o cloro em um balde antes de aplicá-lo na água da piscina. Na manhã seguinte meça a proporção de cloro livre, que tem de estar entre 1 e 3 ppm – Não utilize a piscina se a proporção for maior ou menor que estas.
• Duas vezes por semana: Faça o controle do PH da água. Meça o PH da água com fita de teste ou kit colorimétrico (ele deve ficar entre 7 e 7,4 ). Para a correção do PH usa-se redutores (ou barrilhas leves) e os elevadores (ou sulfato de alumínio) de PH. Deve ser feito antes de qualquer tratamento químico, exceto nos dias em que forem adicionados à agua produtos com hipoclorito de sódio, dicloros e tricloros. O pH fora do padrão causa irritações nos olhos e pele dos banhistas, danifica o equipamento de filtragem e tira a eficiência do cloro. Repetir o processo se não funcionar.
• Quando necessário: Clarificação e decantação: Realizar a operação após controle da alcalinidade e do pH. Quando a água continua turva, deve-se fazer a clarificação. Durante a filtragem, adicione Clarificador (também é usado Cal Hidratado), que se combinará com as impurezas e se depositará no fundo da piscina. Em casos mais críticos, será necessário aspirar o fundo. Se não houver muita sujeira acumulada, a própria filtragem elimina as impurezas depositadas pelo tratamento químico. |